Offline
HOMENAGEM HISTÓRICA DA ALB-SECCIONAL CAP. POÇO
Notícias Informativas
Publicado em 19/01/2025

 

          Nesta noite de 18 de janeiro de 2025, a ALB-Seccional Capitão Poço (Academia de Letras do Brasil), no Auditório da UFRA (Universidade Federal Rural da Amazonia) teve a honra de homenagear 10 pessoas históricas que fizeram e fazem a história do Município, desde a sua origem até os dias de hoje.

         Foi uma Sessão Solene Honorífica, onde os familiares e autoridades municipais se fizeram presentes, como o Vice Prefeito Jerry Costa, o Secretário de Educação Amadeu Torres, o representante do Dep. Antônio Tonheiro, 3º Sargento Felipe Freitas, o Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipal Jenner Costa, o VM da ARLS Aurora Capitão Pocense, nº 1985 Benfeitora da Ordem Ir Jeudson Araújo, o Sr.  Bil Jaca representando a Aciacap e o 2º Tenente Tiago, representando o Major Rodrigues, Comandante do 10º C.I.P.M etc.

             Sessão dirigida pelo Presidente Confrade Elmanoel Mesquita e pelo Diretor Executivo da Embaixada Nacional das ALBs no Pará, Confrade Assunção de Castro e demais Confrades e Confreiras presentes.

 

             Os homenageados foram: Gabriel da Hora do Nascimento inventor e visionário nos idos 70/80 onde não haviam recursos tecnológicos, mas ele criava, como uma Roda Dágua que gerava energia através das águas do Igarapé Braço do Antero, construiu um caminhão FNM juntando peças de vários carros e construía outras entre outros inventos; Maria Celeste Almeida, parteira que recebeu mais de 5.000 mil crianças, apenas os que foram catalogados, os demais registros foram perdidos em uma enchente; Francisco Farias Albuquerque (Chico Galdino), primeiro Prefeito nomeado e agrimensor de nossas terras no inicio da criação do município de Capitão Poço; Joaquina Gomes Coutinho (esposa do Sr Rogério Coutinho, líder dos Pioneiros. Ela era frequentadora assídua da Igreja Católica e arrecadava doações e direcionava aos seminaristas de Bragança; Jose Ribamar Batista, implantou a primeira escola de datilografia, a primeira escola de músicas, fotógrafo profissional, criou a bandeira do município de Capitão Poço, foi professor de educação física, entre outros, Saturnino Espíndola Correa (Sr. Didi) fomentador da cultura e até hoje mantem o Boi Bumbá, levou sua neta que fez uma apresentação desta cultura viva, dançando e agraciando os presentes com sua beleza e desenvoltura; Eliane de Oliveira Freire, ainda jovem veio do Estado Maranhão com formação pedagógica onde com a Irmã Maria Pereira Bragança implantaram o que se chamava na época de 2º Grau, dando um salto na educação do município, foi Diretora e, até hoje se mantém na ativa na Educação Municipal; Antônio Augusto Rodrigues dos Santos, foi um dos pioneiros na Cultura Cítrica da região, ainda é funcionário ativo da Emater, fomentador do Agronegócio e assiste muitos da área contribuindo com a economia do município que gera emprego e renda; Jônatas Lopes Cardoso, empresário do ramo hoteleiro, mas agregava todos aqueles que queriam viver e investir em nosso município, uma figura pitoresca e Enoque Paulino de Sousa, músico, compositor, cantor, politico e o que deixa como legado para a eternidade é a criação do Hino do Município de Capitão Poço, onde no evento cantou à capela, levantando todos os presentes que o acompanharam e cantaram juntos.

          As autoridades presentes discorreram em seus discursos a importância do evento que como arqueólogos, os membros da ALB-Seccional de Capitão Poço, estavam fazendo escavações nos fatos históricos desde o pioneirismo, até os dias presentes, trazendo a história e participação daqueles que construíram e constroem nosso município.

        O Presidente Elmanoel Mesquita encerrou, mas afirmou que a ALB-Seccional Capitão Poço ainda está engatinhando devido sua recente criação, mas que todos os anos este evento vai se repetir, trazendo novos personagens que de forma justa merecem essas homenagens.

        Foi servido um coquetel aos presentes, que apesar da chuva, após se dirigiram às suas residências mais ricos de informações e teceram fortes elogios a Academia de Letras do Brasil – Seccional Capitão Poço, que já mostrou pra que veio.

            Só nos resta agradecer às famílias que colaboraram com as informações dos homenageados e seus comparecimentos, assim como aos Confrades e Confreiras pelos trabalhos realizados, assim como às autoridades presentes.

Presidente da ALB-Seccional Capitão Poço, Confrade Elmanoel Mesquita

 

 

 

 

 

 

Comentários