Postado por: Elmanoel Mesquita - Farmacêutico Bioquimico e Farmacêutic Clínico.
PHARMALAB CLÍNICA
Muitas pessoas portadoras de diabetes, não seguem o tratamento de forma adequada, muitas das vezes por não apresentarem nenhum sintoma da doença. O problema é que com o passar do tempo, as complicações vão surgindo e com isso elas vão ficando cada vez mais difíceis de serem resolvidas
O diabetes mellitus é uma doença que possui como característica o risco de aparecimento a longo prazo de complicações em diversos órgãos do sistema humano. Essas complicações acometem de maneira significativa a qualidade de vida desses pacientes, mas podem ser evitadas pelo tratamento adequado da doença.
Principais complicações e como evitá-las:
Retinopatia diabética: O risco de aparecimento da retinopatia tem relação direta com o tempo de duração do diabetes, sendo maior após 20 anos do início da doença. Todo paciente com diabetes deve fazer o exame de fundo de olho anualmente.
Nefropatia diabética: o controle deve ser feito com o exame de microalbuminúria na urina. A nefropatia também está associada à: mau controle da glicemia, Hipertensão, Colesterol alto e Tabagismo.
Neuropatia Diabética: sintomas como queimação e formigamento nos pés e mãos, com perda de sensibilidade, que pode levar a surgimento de úlceras nos pés, que devem ser tratadas adequadamente para não levar a complicações maiores como amputação
Aumento do risco de doenças cardiovasculares
Disfunção erétil
Impotência sexual
Essas complicações podem ser evitadas pelo controle adequado do diabetes, por isso a importância de você se tratar mesmo sem sintomas.
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.