Professores da rede pública dão palpites de possíveis temas da redação do Enem 2021
18/11/2021 08:43 em Notícias Informativas

 

Ernando Coutinho, da redação 

Neste domingo (21), ocorre o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem/2021). Os candidatos farão provas objetivas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e redação. Neste primeiro dia, o candidato responde a 90 questões objetivas, sendo 45 do componente curricular linguagens, códigos e suas tecnologias e mais 45 questões da área de ciências humanas e suas tecnologias, além da redação que vale 1000 pontos.

Na redação, o candidato precisa escrever um texto dissertativo-argumentativo com no máximo 30 linhas e no mínimo 7 acerca de um tema proposto. De acordo com o manual de correção do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), os avaliadores devem atribuir ao candidato uma nota de 0 a 200 em cada uma das cinco competências: Domínio da norma padrão da língua portuguesa; Compreensão da proposta de redação; Seleção e organização das informações; Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto; Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais.

Os professores da rede pública estadual de ensino, lotados no município de Capitão poço, deram dicas valiosas de temas aos candidatos que vão fazer o Enem neste domingo (21).

O professor João Oliveira Araújo acredita nos seguintes temas para a redação do Enem 2021. São eles:

1°) Evasão escolar no Brasil ocasionado de forma mais acentuada pela pandemia;

2°) Preocupação com doenças mentais do momento: depressão e ansiedade;

3°) O uso das novas tecnologias como meio de enfrentamento da pandemia, como criação de aplicativos.

Ainda de acordo com o professor, para uma redação nota 1000, o candidato precisa “escrever um texto simples, mas com soluções práticas para o tema proposto, além de sempre seguir um linha de coerência e o uso adequado dos operadores argumentativos e o mais importante: respeitar os direitos humanos de cada cidadão”, alertou o professor de língua portuguesa.

Fernando Kalil Oliveira Monteiro, professor da rede pública estadual e municipal, elaborou uma lista de três temas possíveis para redação do Enem 2021. São eles:

1°) Crise hídrica no Brasil em 2021;

2°) Feminicídio no Brasil;

3°) O impacto da Covid-19 na educação brasileira.

Para uma redação excelente, o professor esclarece "o candidato precisa seguir a norma padrão da língua portuguesa, bem como jamais fugir do tema proposto", asseverou o educador.

O professor Antônio Claudio Ernandes da Silva, professor da rede pública estadual, municipal e coordenador de curso de redação, aposta nos seguintes temas:

1°) Educação domiciliar: solução para o ensino brasileiro ou fracasso do sistema;

2°) Drogas: um desafio para o Brasil;

3°) Efeitos da alimentação irregular no Brasil.

"Conhecer a estrutura do texto dissertativo-argumentativo e ser uma pessoa antenada com o que acontece no Brasil, em todos os segmentos. O (a) candidato (a) precisa deixar claro ao corretor que é um (a) cidadão (ã) consciente, capaz de analisar os problemas do seu país e apontar possíveis soluções para eles", eis a "receita" proposta pelo professor de redação para um texto nota 1000.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!