MINUTO DA SAÚDE: o que são dengue, zika e chikungunya?
25/03/2024 06:03 em Notícias Informativas

PHARMALAB CLINICA E VOCE COMO ALIADOS NO COMBATE A DENGUE

 

LOC.: Dengue, zika e chikungunya. Três arboviroses, que são doenças transmitidas por artrópodes, e que chegam ao ser humano através do mesmo vetor – o mosquito Aedes aegypti. Apesar disso, tratam-se de vírus diferentes. O que faz com que a gente confunda os três são os sintomas, todos muito semelhantes.

 

A diretora do Departamento de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Alda Maria da Cruz, explica que sintomas são esses.

 

“Febre, dor no corpo, dor nas articulações, cansaço, manchas no corpo. São doenças que podem levar à morte, então há o risco e o que diferencia elas são a evolução posterior.”

 

Segundo a doutora Alda, o maior risco da infecção pelo Zika é a Síndrome Congênita nas mães, com a transmissão para o bebe e o consequente aparecimento de microcefalia e doenças neurológicas.

 

“O paciente com chikungunya pode evoluir durante muito tempo com dores nas articulações. Já a dengue pode ter uma evolução com uma morte muito abrupta.”

 

Entre as três doenças, a dengue é a que predomina na maior parte do Brasil. Mas, em algumas regiões, há aumento dos casos de chikungunya. Como todas são transmitidas pelo Aedes, a principal tarefa diária, para todos os brasileiros, é trabalhar no combate ao mosquito. Limpar a casa e se atentar a locais onde possa ter água limpa acumulada é fundamental para evitar os criadouros e a proliferação dos transmissores. 

 

E não se esqueça: são apenas 10 minutos por semana para proteger sua família e vizinhos da dengue. 

 

Para mais informações, acesse: www.gov.br/saude.
 

 

 

 



Fonte: Brasil 61

COMENTÁRIOS